
Estudo de boas práticas e condições de construção de PGI
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A ANMP apresentou uma operação de candidatura intitulada “Estudo de boas práticas e condições de constr... View more
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A ANMP apresentou uma operação de candidatura intitulada “Estudo de boas práticas e condições de construção de plataforma de gestão de informação necessária à geração de inteligência na gestão do território nacional”. Esta operação de candidatura pretende realizar um estudo de boas práticas e condições de construção de plataforma de gestão de informação (PGI) de forma a potenciar a implementação de estratégias urbanas inteligentes.
O Estudo teve por objetivo criar uma metodologia que permita o desenvolvimento de plataformas municipais de gestão de informação (PGI). Esta metodologia permitirá aproximar os municípios do conceito de cidades inteligentes e de proporcionar um crescimento conjunto, a partir da troca de informação entre Municípios, Administração Pública (AP) e entidades privadas, de forma a potenciar a implementação de estratégias urbanas inteligentes. Apesar de terem sido criadas, nos últimos anos, várias plataformas de gestão de informação, no sentido de melhorar o nível de acesso e de qualidade de prestação dos principais serviços municipais aos cidadãos e às empresas, subsistem lacunas de base que
importam ser colmatadas tornando exponencial a implementação das estratégias urbanas inteligentes.
O estudo terá como ambição a identificação de formas de superar as limitações existentes atualmente para a obtenção de PGIs totalmente integradas em todas as áreas de intervenção dos municípios e que permitam a utilização do conceito de dados abertos, atingindo assim a interoperabilidade entre sistemas.
O Estudo contribuirá assim para:
– identificar quais as melhores práticas para integrar dados de todas as áreas de intervenção dos municípios, que permita encontrar quais as formas de utilização do conceito de dados abertos;
– posicionar estrategicamente os municípios portugueses em matéria de inteligência urbana, resultando numa base de informação e conhecimento municipal de suporte à tomada de decisão das políticas públicas e dos atores económicos e sociais;
– melhorar o desempenho dos territórios, através da geração de oportunidades de cooperação urbana;
– replicabilidade entre municípios (principalmente) e para outras entidades da Administração Pública;
– incentivar à introdução de importantes mudanças a vários níveis: processos, serviços prestados ao público e novos produtos através da criação das bases para o desenvolvimento PGI capazes de agregar diferentes silos de informação;
– aumentar a eficiência e reduzir substancial dos custos de contexto ao potenciar iniciativas para a desmaterialização e reengenharia dos serviços municipais, assim como a integração de sistemas de gestão, promovendo por esta via uma governação pública inteligente no âmbito dos pilares que compõem as «smart cities»;
– contribuir para revisitar os regulamentos e a legislação em vigor , com vista ao estimulo do desenvolvimento de soluções urbanas inovadoras, fomentadas pela demonstração da utilização do protótipo de PGI nos municípios‐piloto e sua disseminação.